segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Topographia da Vila de São Vicente por Benedito Calixto




TOPOGRAPHIA DA VILLA DE SÃO VICENTE DE 1852. ORGANIZADA POR BENEDITO CALIXTO. Baia de São Vicente as modificações que nella se tem operado desde a época da fundação da primitiva villa. 

BAÍA DE SÃO VICENTE: Margem do Canal em 1532; Margem da Barra do Norte em 1624.

I. Morros de Paranapuam, Prainha, Caminho e Praia de Paranapuam; Fortalezinha; Ruínas do Porto das Naus e Engenho de Jerônimo Leitão; Local da antiga Igreja de Nossa Senhora; Prainha.
II. Morro do Barbosas: Caminho do Porto; Porto Tumiaru; Chácara; Caminho dos Barreiros; Morrinho; Rio Sapateiro; Biquinha; Praia de São Vicente; Local onde existia a primitiva vila destruída pela maré em 1542.
III. Vila: Igreja Matriz e adro(1); Casa da Câmara e Cadeia(2); Pelourinho(3); Casa de Dona Mafalda(4); Casa do Capitão-Mor Aguiar (5); Casa de João Marcelino(6); Casa de Dona Sebastiana (7); Local Antiga Igreja de Santo Antonio (8); Local do Primitivo Collégio dos Jesuítas; Bica dos Padres (10); Casa do Martim Afonso(11). Caminho que passava pela Capela de São Jorge dos Erasmos fraldeando os morros do Sabooó até Chácara da Philosofia.
IV. Antigo Caminho para Santos. Este caminho passava pelo Voturuá; pelo Engenho de São Jorge dos Erasmos, subia pelo morro do mesmo nome descendo perto do Mosteiro de São Bento.
V. Praia do Itararé; Antiga Ilha do Sol, depois Ilha do Mudo e hoje Ilha Porchat; Morro do Itararé; Rio Itararé Pedra dos Ladrões.

Nenhum comentário: